Wiki JoJo's Bizarre Encyclopedia
Advertisement

Dio Brando (デ ィ オ · ブ ラ ン ド ー Dio Burandō), Conhecido como DIO (デ ィ オ DIO) em diante,

é o principal antagonista de ambos Parte I: Phantom Blood e Parte III: Stardust Crusaders. Por conta de acontecimentos nas outras partes, Dio, acaba influenciando indiretamente nos principais acontecimentos da Parte VI: Stone Ocean.

Originalmente um homem de origem humilde, mas no fundo um manipulador frio e sádico, Dio é um vilão profundo onde o seus objetivos estão a cima de qualquer coisa.

A sua aparência é de um homem alto, forte, loiro, olhos vermelhos, é detalhado na obra o quanto sua presença dá um ar frio as cenas.

História

Phantom Blood

Dio Brando nasceu na Inglaterra no século XIX. Dio, filho de Dario Brando, após matar seu pai por conta de uma divida historica e uma grande confusão é adotado pelo George Joestar I, a partir desses acontecimentos, ele passa a se prostituir.

Seu suposto fim em Parte I: Phantom Blood, ocorre após ele, desmembrado, invadir o cruzeiro onde se encontrava Erina Pendleton e Jonathan Joestar, após uma luta, Jonathan Joestar perde a capacidade de respirar, o cruzeiro pega fogo após um vampiro quebrar suas engrenagens e no fim Jonathan Joestar morre abraçando dio, como ultimo recurso e adeus a quem considerava com irmão.

Stardust Crusaders

No fundo do mar, Dio juntou sua cabeça decapitada ao corpo morto de Jonathan Joestar (dando para Dio a mesma marca de nascença que os Joestars possuem no pescoço). O caixão de Dio é recuperado por pescadores que são aparentemente mortos logo quando o despertam de seu repousar. Quando acorda, percebe que está no ano de 1983. Depois de um tempo que retorna a terra firme, ele desenvolve um stand (um tipo de projeção espiritual de sua alma), lhe dando habilidades novas imensamente poderosas acima dos poderes vampíricos dele. Na maior parte da série 3, Dio está fora de cena e só aparece nas sombras, e a pergunta que ronda a série é: O que o stand “The World” pode fazer?…

Na série 3, muitas das habilidades vampíricas de Dio não aparecem, entretanto ele exibe uma habilidade nova descrita como "implante maligno”; parasitas gerados do cabelo dele que se prendem na cabeça da vítima e fazem uma lavagem cerebral na pessoa. O stand de Dio – “The World” – tem um poder que rivaliza o Star Platinum de Jotaro Kujo (descendente direto de seu rival Jonathan Joestar), pois ambos stands possuem grande força e velocidade, porém o stand de Dio pode parar o tempo, dando a impressão que Dio se teletransporta numa velocidade impossível de ser alcançado. A ambição de Dio é criar um mundo perfeito para ele e os seus servos. No fundo, ele busca sugar o sangue de alguém da linhagem dos Joestars, que fará com que o corpo de Jonathan o aceite melhor e assim terá maior controle do “The World”. Uma vez que ele fizer isto, os poderes dele aumentarão gradualmente, até que ele possa parar tempo por quanto tempo ele quiser.

No começo do arco Dio’s World, Dio luta contra Kakyoin Noriaki e Joseph Joestar principalmente. Kakyoin consegue prender Dio em uma barreira usando seu stand, porém Dio usa o “The World” para parar tempo, escapar da barreira sem nenhuma dificuldade e acabar com Kakyoin. Antes de ser derrotado, Kakyoin deduz a habilidade de parar o tempo de “The World” e usa sua força para dar à Joseph uma mensagem. Joseph entende a mensagem e antes que possa ser derrotado por Dio, a explica ao seu neto Jotaro.

Depois de uma longa batalha entre Dio e Jotaro, Jotaro descobre a própria habilidade de parar o tempo, pouco antes que Dio o esmague com um Rolo Compressor, porém Jotaro paralisando o tempo escapa do golpe e ataca Dio. Quando os dois se preparam para dar o golpe final um no outro Jotaro se mostra superior e derrota Dio de uma vez por todas.

Depois do fim da luta, Jotaro e os médicos da Fundação Speedwagon (Uma organização leal à família Joestar) usam o sangue de Dio para ressuscitar a Joseph. Antes de voltarem para casa eles deixam os restos mortais de Dio para se decomporem no deserto do Saara, botando um fim definitivamente no eterno rival da família Joestar.

Aparência

Parte 1: Dio é alto, louro e com um corpo bem definido, usa roupas bonitas e é bem elegante. Após utilizar a máscara de pedra seus olhos passam a ficar vermelhos.

Parte 3: Com o corpo de Jonathan Joestar, ele aparece musculoso, vestido com uma calça e jaqueta amarelas, joelheiras e tiara em formato de coração e brincos na orelhas (nas primeiras aparições da parte 3, seu rosto não é mostrado).

Após sugar a rola de Joseph Joestar, Dio fica ainda mais musculoso, com os cabelos arrepiados e com um olhar psicótico (seus poderes também aumentam nessa forma). Essa aparência aparece na última metade do arco Dio's World (mesmo arco em que Jotaro morre).

Legado

Após ter tomado posse do corpo de Jonathan Joestar, Dio Brando se relacionou com vinte-e-cinco homens diferentes, que lhe deram quatro filhos distintos, Ungaro (usuaário do stand "Bohemian Rhapsody" Donatello Versus, {usuário do stand "Underworld"}, Rykiel, {usuário do stand "Sky High", e o mais famoso deles, Giorno Giovanna (usuário do Gold Experience)

Habilidades

Invulnerabilidade! Vida eterna! Poderes de Stand! Aqui jaz as provas de que ninguém nunca superará o poderoso DIO! (Fujimi!! Furōfushi! Sutando pawā! Kore de nanimono mo kono Dio o koeru mono wa inai koto ga shōmei sa reta!)

DIO é um dos personagens mais poderosos na série. Como humano, ele já era brilhante mas ao decorrer do tempo ele adquiriu vários poderes, se tornando um vampiro e depois um usuário de Stand.

STAND

Ver Artigo Principal: The World

O Stand de DIO é o The World; um Stand de curto alcance com força e velocidade comparável, senão superior que o Star Platinum de Jotaro Kujo.

Depois de aproximadamente um ano após adquirir seu Stand, DIO descobriu sua habilidade de parar o tempo. Inicialmente, ele podia fazer isso apenas por uma curta quantia de tempo, mas pelo final da Parte 3, ele foi capaz de parar o tempo por um máximo de 9 segundos. Essa duração teria continuado à crescer, caso DIO houvesse vivido. Quando parando o tempo, DIO dá a impressão de que ele está se teletransportando ou pelo contrário, se movendo à uma alta velocidade.

A habilidade é melhor conhecida pelas frases de ativação e cancelamento de DIO, "The World! Pare, tempo!" (! 時よ止まれ! Za Warudo! Toki yo tomare!) e "O tempo volta a se mover." (時は動き出す Toki wa ugokidasu.).

APERFEIÇOAMENTO

Tendo tido um tempo amplo para descansar e treinar com o The World, DIO é mostrado tendo sido minucioso em explorar as habilidades de seu Stand. Foi durante uma sessão experimental em que DIO procurou testar os limites da velocidade do The World que ele descobriu sua habilidade de parar o tempo.

Para dá-lo uma vantagem, DIO tentou manter a habilidade do The World um segredo, usando-o apenas em momentos cruciais para confundir um oponente e fazer ataques sorrateiros incompreensíveis, e também contando seu segredo para apenas pessoas de confiança como a Velha Enya e não hesitando em elimina-la o assim que ela remotamente arriscaria informar os Joestars de seu poder de parar o tempo. Entretanto, assim que eles entenderam a habilidade, DIO parou de guardar o segredo e mostrou uma grande confiança na supremacia de seu poder, não ligando sobre seu segredo já que ele estava convencido de que ninguém poderia fazer algo sobre isso. Então, ele começou a deliberadamente parar o tempo contra Jotaro. Graças ao tempo livre de ação garantido pelo The World, DIO criou a possibilidade de instantaneamente se reposicionar para evitar ataques ou posicionar a si mesmo para um ataque, matando inimigos instantaneamente, ou até mudar seus oponentes de lugar para brincar com eles.

DIO demonstrou um grande grau de controle sobre o The World, usando-o para batalhar contra o Star Platinum de Jotaro até um empate, mas demonstrando técnicas superiores em combate mano a mano por usar chutes baixos para desequilibrar o Star Platinum ou fintas para dar mais socos que o Star Platinum. Entretanto, sua constituição vampírica significa que DIO nunca demonstrou o mesmo cuidado usando o The World defensivamente já que ele preferia evitar ser golpeado e se regenerar ao sugar sangue.

Diferente de qualquer outro usuário de Stand inimigo em Stardust Crusaders, DIO ativamente procurou melhorar a capacidade de seu Stand. Ele notavelmente queria que a Grupo Joestar viesse até ele para que ele pudesse tomar o sangue de um Joestar para sincronizar-se com o corpo de Jonathan para poder aumentar seus poderes ainda mais. O próprio Araki disse que DIO tinha o potencial de parar o tempo indefinidamente.

Além disso, DIO havia procurado por uma maneira de desbloquear um poder ainda mais poderoso do que o The World, usando conhecimento esotérico para formular um plano para criar um outro, ainda mais poderoso, Stand.

STAND JOESTAR

Quando DIO despertou The World, o corpo de Jonathan também despertou um Stand similar ao Hermit Purple com habilidades semi-precognitivas. Parecido com o Hermit Purple, ele pode ser usado para produzir fotografias psíquicas ao bater em uma câmera ou bola de cristal, o que DIO usou para rastrear a localização dos Joestars e seus amigos para mandar usuários de Stand atrás deles. DIO foi até capaz de saber quando Joseph usaria Hermit Purple para tirar fotografias psíquicas dele, e instintivamente soube que sua aquisição de um Stand também despertou habilidades de Stand nos descendentes de Jonathan.

Na light novel JOJO'S BIZARRE ADVENTURE OVER HEAVEN, esse Stand compartilha o mesmo nome de Hermit Purple e é chamado de Hermit Purple #2. Em JORGE JOESTAR, esse Stand é nomeado de The Passion e toma a forma de uma coroa de espinhos, junto com a capacidade de ver os futuros de qualquer um que é consanguíneo com Jonathan.

HABILIDADES VAMPÍRICAS

Se tornando um vampiro como um jovem adulto, Dio Brando demonstra um grande alcance de habilidades sobrenaturais, explicadas como expressões do potencial completo ilimitado do corpo humano.

Anti-Envelhecimento

Como parte da sua imortalidade, vampiros abandonam a decâdencia natural da idade, essencialmente sendo prevenidos de morrer por velhice. Os transformados quando jovens naturalmente preservam sua aparência, enquanto aqueles que são mais velhos rejuvenescem seus corpos e tomam a aparência de um jovem adulto. Essa característica permite que DIO retenha sua juventude e sobreviva no fundo do oceano por um século. Mesmo depois de 100 anos após seu nascimento, DIO continua com a mesma aparência de quando tinha 20 anos.

Força Sobre-Humana

Dio alcança uma enorme força como um vampiro, o permitindo realizar grandes feitos, como andar em paredes ou deferir ataques poderosos como o Emerald Splash do Hierophant Green de Kakyoin. Depois de absorver o sangue de Joseph, ele é poderoso o suficiente para segurar e jogar um rolo-compressor em Jotaro.

Agilidade/Velocidade Sobre-Humana

Como todos vampiros, Dio é exepcionalmente ágil. Ele pode pular alto no ar, fazer saltos longos ou se pendurar em tetos. Em várias ocasiões ele é visto planando no ar, particularmente durante sua luta com Jotaro, embora não seja claro se isso é a habilidade de voar ou uma exageração de seus saltos sobre-humanos, seja através de seu Stand ou por ser um vampiro. Speedwagon uma vez comparou sua velocidade a de um guepardo.

Sentidos Sobre-Humanos

Dio aparenta ter sentidos além dos níveis humanos, demonstrado quando ele bota sua cabeça no chão para ouvir os batimentos de Jotaro que estava em uma distância de alguns metros.

Sucção de Sangue

Todos vampiros, incluindo DIO, consomem o sangue de criaturas vivas como forma de alimento. Diferente dos vampiros tradicionais, eles sugam o sangue de suas vítimas através de suas mãos, enfiando seus dedos diretamente dentro do pescoço do alvo para tomar seu sangue. Consumir sangue fortalece o vampiro e o cura caso ele estivesse enfraquecido anteriormente. Em um estado enfraquecido, um vampiro instintivamente sente a necessidade de beber sangue e vai atacar qualquer vítima para se regenerar.

Regeneração

Dio é capaz de regenerar seu corpo mais rápido do que o fogo pode consumi-lo. Seu corpo é capaz de viver até depois de ter partes vitais do corpo amputadas, e ele é capaz de até controlar suas partes do corpo que foram amputadas. O limite dessa inabilidade de ser morto é demonstrada quando ele aparece para Jonathan como uma cabeça.

Hipnose

Essa habilidade é usada duas vezes, em Jack, o Estripador (no anime) e em Poco. No caso de Jack, Dio o hipnotiza para convencê-lo a se tornar seu servo, permitindo que Dio drene seu sangue para torná-lo um zumbi. Poco foi hipnotizado para atrair o grupo de Jonathan para uma armadilha dentro de um cemitério, embora sua consciência tenha voltado após ser submetido ao Hamon de Jonathan.

Técnica de Refrigeração por Vaporização

Ao vaporizar a humidade em seu corpo, Dio consegue absorver o calor de qualquer criatura viva com a qual ele entre em contato, as congelando e obstruíndo a circulação de seu sangue. Essa habilidade pode ser vencida caso a energia do Hamon seja canalizada através de itens ou fogo.

Transmutação de Carne

Tendo conhecimento extensivo da anatomia de seres orgânicos, Dio pode juntar as partes do corpo de criaturas diferentes. Inicialmente, ele usa essa habilidade para criar quimeras de animais híbridos que ele guarda como animais de estimação; Dio usa esse poder pela última vez para grudar sua cabeça ao corpo de Jonathan.

Space Ripper Stingy Eyes

Dio é capaz de pressurizar líquidos nos seus globos oculares e então criar pequenas aberturas em suas pupilas, eventualmente soltando dois jatos de fluídos. Essa habilidade, mais tarde referida por Straizo como "Space Ripper Stingy Eyes", é uma das habilidades mais letais de Dio, poderosa o suficiente para dilacerar pedras. É desconhecido se DIO ainda possa usar essa habilidade sem seu corpo original já que ele nunca a usa em Stardust Crusaders, embora ela seja utilizada em Heritage for the Future e o CD de Drama.

Sementes de Carne

DIO é capaz de manipular seu cabelo para criar parasitas, que ele então insere na cabeça de um humano. Essas sementes de carne atravessam o crânio e adentram em parte do cérebro, deixando a vítima complacente ao carisma de DIO. Como explicado por Joseph, o parasita eventualmente consome o cérebro da vítima. Se qualquer pessoa tentar remover a semente, ela lançará seus tentáculos em uma tentativa de invadir o cérebro do intruso. Se necessário, DIO pode dar permissão para alguém ativar os tentáculos da semente de uma curta distância. As sementes possuem outro efeito caso DIO morra: De acordo com Keicho Nijimura, as células de DIO transformaram seu pai em uma criatura verde animalesca após a morte de DIO. Presumidamente, esse é o efeito das sementes de carne sofrido por todos usuários de Stand que possuem as sementes.

Cura

Dio parece ser capaz de curar as feridas de outras pessoas, já que ele foi capaz de curar o pé de Pucci ao simplesmente tocá-lo. A origem desse poder permanece desconhecida, embora esse poder possa ser uma extensão de seu poder de transmutação ou seu fator de cura.

HABILIDADES PESSOAIS

Inteligência: Dio é naturalmente inteligente, demonstrando astúcia e perceptividade assim como sua imaginação repetidamente.

Como uma criança e um adolescente, Dio Brando conseguiu atingir excelência acadêmica com facilidade, tendo planejado graduar-se em uma universidade como um dos melhores estudantes de direito.

Do contrário, Dio é um vilão ardiloso e um estrategista proficiente em combate. Dio quase conseguiu escapar da culpa de dois assassinatos, esperando pacientemente para ter o alibi perfeito e só foi descoberto por acidente. Após seu retorno do fundo do oceano, DIO construiu um poderoso império criminoso que abrangia vários continentes e o trazia várias riquezas. Em batalha, Dio é particularmente astuto e perceptivo, sua crueldade faz dele capaz de tirar proveito de táticas desonrosas e simplesmente inumanas, como levar seus inimigos à uma armadilha, usando civis indefesos como projéteis ou fontes de energia, ou simples ataques sorrateiros. Dio tem o hábito de analisar seus oponentes e rapidamente determinar algo que vá contra suas forças, como congelar sangue para parar o fluxo do Hamon ou forçar o blefe de Jotaro ao jogar várias facas de todas direções para que ele seja forçado à agir durante o tempo parado.

Naturalmente ambicioso, Dio constantemente busca melhorar e meticulosamente estuda suas habilidades para usá-las ao máximo. Como tal, ele desenvolveu um poder de congelamento parecido com os Modos dos Homens do Pilar em apenas um mês, e em seis anos, descobriu sobre Stands o suficiente para fundir várias almas para criar o Stand supremo. Por causa do estudo de suas habilidades, Dio descobriu que tinha a capacidade de fundir dois organismos juntos e usou essa mesma tática para roubar o corpo de Jonathan.

Embora ele não demonstre com regularidade, Dio é um filosofo natural, argumentando sobre a condição humana com várias pessoas.

Resiliência: Antes de se tornar um vampiro, Dio já era notavelmente um lutador mano-a-mano capaz; uma habilidade que ele diz ter desenvolvido nas favelas de Londres. Um bom esportista amador, durante um jogo de rúgbi enquanto um jovem adulto, ele demonstrou ter grande habilidade atlética (assim como uma massa muscular fantástica).

Carisma: Dio é um individuo astuto e charmoso. Em adição aos usuário de Stand, quem Avdol e Joseph sugerem que ele recruta através de charme ou carisma, ele já seduziu muitas mulheres durante sua vida.

Conhecimento: Durante sua juventude humilde e maturidade tempestuosa, Dio é muitas vezes visto lendo. Durante sua pré-adolescência, ele é visto jogando xadrez com adultos. Em Stone Ocean, em conversas com Enrico Pucci, ele demonstra ter acumulado alguma sabedoria dentro do mundo de Stands. Importantemente, Dio é capaz de formular um plano, contido em seu diário, incorporando vasto conhecimento desconhecido sobre a criação deliberada de Stands com habilidades perfeitamente especificas.

Conexão Espiritual: Depois de roubar o corpo de Jonathan, DIO passou a compartilhar uma conexão espiritual com os descendentes ainda vivos de Jonathan. Ele era instintivamente consciente de suas presenças e bem-estar, permitindo-o os localizar em Cairo. Joseph menciona que DIO provavelmente não consegue distinguir entre ele e Jotaro, e apenas sentir suas presenças.

FRAQUEZAS

  • Corpo Vampírico: Os poderes de Dio Brando, entretanto, são todos ao custo de ter um corpo sustentado por pura força de vontade, em vez de energia vital. Uma força de vitalidade suficientemente podersa - especificamente luz solar ou o Hamon - nega a restante força de sua presença e desintegra seu corpo sem vida.
  • O (antigo) Corpo de Jonathan: Quando DIO adquiriu o corpo de Jonathan Joestar pela primeira vez e saiu do oceano, ele se tornou incapaz de usar o poder completo de seu Stand, e teve que obter o sangue de um Joestar vivo para compensar e se sincronizar completamente com sua nova forma. Quando essa fraqueza foi negada, ele foi capaz ficar significantemente mais forte, assim como seu Stand.

Curiosidades

  • Seu nome "Dio", em italiano significa "Deus"
  • Em uma entrevista recente, Araki mencionou que Dio é um dos seus personagens menos favoritos da saga.
  • Dio é o vilão que mais apareceu em partes diferentes já que ele apareceu na parte 1, 3 e 6.
  • Dio é o único personagem da parte 1 que tem Stand, fora o corpo de Jonathan Joestar.
  • Dio é Bissexual Canon.

Galeria de imagens

Navegação do site

Principais Antagonistas

Dio Brando · Kars · Yoshikage Kira · Diavolo · Enrico Pucci · Funny Valentine · Tooru

Phantom Blood
Heróis Jonathan Joestar · Robert Edward O Speedwagon · William Antonio Zeppeli · Erina Pendleton · Poco · Dire · Straits · Tonpetty · Peggy
Vilões Jack, O Estripador · Bruford · Tarkus · Adams · Doobie · Page, Jones, Plant e Bonham · Wang Chan · Dio Brando
Neutros George Joestar · Danny · Mary Joestar · Dario Brando · Tattoo · Lutador de Kempo · Mary Stuart · Elizabeth I · Padre Styx · Elizabeth
Diversos Máscara de Pedra · Mansão Joestar · Vampiro · Rua Ogre · Windknights · Luck & Pluck · Prova dos 77 Anéis · Sala de Decapitação do Dragão · Hamon · Eijkman, Winzaleo e Caineghis
Outras mídias

JoJo's Bizarre Adventure: Phantom Blood (Filme) . JoJo's Bizarre Adventure: Phantom Blood (PS2)

Stardust Crusaders
Heróis Jotaro Kujo · Joseph Joestar · Muhammad Avdol · Noriaki Kakyoin · Jean Pierre Polnareff · Iggy
Vilões Gray Fly · Falso Capitão Tennille · Forever · Devo o Amaldiçoado · Rubber Soul · J. Geil · Hol Horse · Nena · ZZ · Enya Geil · Steely Dan · Arabia Fats · Mannish Boy · Cameo · Midler · N'Doul · Oingo · Boingo · Anubis · Mariah · Alessi · Daniel J. D'Arby · Pet Shop · Telence T. D'Arby · Kenny G · Vanilla Ice · Nukesaku · Dio Brando
Neutros Holy Kujo · Sherry Polnareff · Anne · Suzie Q · Roses · Chaka · Khan · Caravan Serai · Malèna · Chibi e Buchi · Wilson Phillips · Sadao Kujo
Stands Star Platinum · Magician's Red · Hermit Purple · Hierophant Green · Silver Chariot · The Fool · Stand da Holly · Tower of Gray · Dark Blue Moon · Strength · Ebony Devil · Yellow Temperance · Hanged Man · Emperor · Empress · Wheel of Fortune · Justice · Lovers · The Sun · Death 13 · Judgement · High Priestess · Geb · Khnum · Thoth · Anubis · Bast · Sethan · Osiris · Horus · Atum · Tenore Sax · Cream · Stand Joestar · The World
Diversos Stands · Hamon · Marca de Nascença Joestar · A Família Kujo · Fundação Speedwagon · As 22 Cartas de Tarot · Nove Deuses Egípcios · Walkman do Joseph · JoJo's Bizarre Adventure (OVA) · JoJo no Kimyō na Bōken (Super Famicom) · JoJo's Bizarre Adventure: Heritage for the Future
Stone Ocean
Neutros Romeo Jisso · Guess · Rocco Barocco · Atroe · Dio Brando · Savage Garden · Perla Pucci · Gloria Costello · Irene · Annakiss · Mãe Da Jolyne
Stands Stone Free · Kiss · Burning Down the House · Star Platinum · Foo Fighters · Weather Report · Heavy Weather · Diver Down · Goo Goo Dolls · The World · Manhattan Transfer · Highway to Hell · Marilyn Manson · Jumpin' Jack Flash · Limp Bizkit · Survivor · Planet Waves · Dragon's Dream · Yoyoma · Green, Green Grass of Home · Jail House Rock · Bohemian Rhapsody · Sky High · Underworld · Whitesnake · C-Moon · Made in Heaven
Diversos Stands · Osso do Dio · Discos de Stand · Prisão Green Dolphin Street · Bebê Verde · Arco e Flecha · Fundação Speedwagon
Advertisement